Cire Trudon e um pouco de história...

Quando vemos um filme de época podemos fechar os olhos, viajar no tempo e sentir um pouco dos ares da realeza parisiense de séculos passados... mas sim, é possível sentirmos e termos um pouco desta realeza! Quem está no ramo de velas, mundialmente falando, deve no mínimo respeito a Cire Trudon, secular marca francesa de velas que fabrica velas ininterruptamente desde 1643, sendo a mais antiga fábrica de velas de cera do mundo. Seu savoir-faire trouxe reputação e prestigio a marca que iluminou e ainda ilumina a vida de reis e rainhas.


Claude Trudon chegou a Paris durante o reinado de Luis XIII e abriu uma pequena mercearia na Rua Saint-Honoré onde entre outros produtos ele vendia velas fabricadas pela sua família de forma artesanal, inicialmente para pessoas mais simples moradoras do bairro para fins domésticos e religiosos, mas devido a qualidade de seu trabalho rapidamente começou a ser procurado pelas famílias mais abastadas da região. No final do reinado de Luís XIV ele comprou uma pequena fábrica  de velas e coloca seu nome. Seu filho Jacques torna-se um "farmacêutico-veleiro" e em 1687 com o título de "Destilador Boticário" da Rainha Maria Tereza entra no coração do Palácio de Versailles, mais tarde  em 1719 a marca recebe o título de  Manufacture Royal, sendo assim o fornecedor oficial do Palácio de Versailles até o fim da Monarquia. Ao longo dos anos e devido a excepcional qualidade de suas velas tornando-as objetos de luxo, a Maison Trudon caiu nas graças de Maria Antonieta, Luis XVI e também do célebre Napoleão Bonaparte.






Mesmo depois de tantos séculos a Maison Trudon continua impecável e produz as velas para marcas renomadas como Dior, Hérmes, Guerlain entre outras. Suas velas aromatizadas mantém o mesmo aroma desenvolvido para as grandes rainhas francesas. A  Cire Trudon reencontra sua rainha: fiel à caracterização da época, a Trudon produziu todas as velas e candelabros usados no filme Marie-Antoinette, de Sofia Coppola - exatamente como eram na época. Criada para homenagear a Marie-Antoinette de verdade, a vela perfumada Trianon é um clássico da casa. E a marca ainda fornece para palácios europeus e imponentes igrejas como Eglise de Saint Roche cliente da marca desde 1643 e para praticamente todas as igrejas parisienses.


Vale lembrar que desde a sua fundação a marca  não utiliza parafina ou qualquer outro  produto petroquímico na fabricação de suas velas, utilizam exclusivamente extratos vegetais.



Ter uma vela da Cire Trudon hoje é como ter uma bolsa Hermés e não é somente ter um objeto de desejo,  é ter um pouco da própria história e seus aromas ao seu lado.




Paris



Loja em Paris




Mostruário de velas aromatizadas


Conhecidos bustos em cera




Ambiente clássico


Quando nasceu seu filho Aiglon, Napoleão o presenteou
com uma vela Trudon na qual havia três peças de ouro com 
símbolo do imperador, seu pai.




Cierge Carmée


Vela Trianon desenvolvida para homenagear a rainha Maria Antonieta, até hoje
um clássico da casa.




Comentários

Postagens mais visitadas